15 setembro 2009

Reflexões sobre investimentos

Bom dia pessoal,

Preciso ser sincero com vocês, essa correria de ser pai é bem mais difícil do que parecia inicialmente.

Longe de ser uma reclamação, estou adorando essa nova realidade e sinto dizer que minha escala de prioridades está totalmente alterada em favor da minha princesinha.

De certa forma,  ando me sentindo sem muito incentivo para comentar o mercado, pois acredito numa visão de longo prazo e dessa forma não há nada a fazer por enquanto senão esperar o mercado responder meus questionamentos.

Uma coisa vem me incomodando um pouco em relação aos comentários.

Essa visão das pessoas de que é preciso "estar" no mercado, ou no "jogo" 100% do tempo.

Sempre tem alguem falando de oportunidade perdida como se fosse o "santo graal", quando na realidade nada se perdeu.

Vejam como constroí-se uma lógica totalmente invertida, pois não tem ainda um ano tanta gente perdeu muito dinheiro e nesse caso estamos falando de patrimônio de verdade e não meras "oportunidades".

O fato é que não há mal nenhum em perder uma "boa" oportunidade como insistentemente escrevem alguns nos comentários. Ruim mesmo é perder dinheiro.

A experiência de acompanhar e comentar os movimentos da bolsa nos últimos anos, me fez compreender que justamente aqueles que estufam o peito e batem com força fazendo barulho, são os primeiros a sentir a "mão pesada" do mercado.

Nós pequenos investidores, somos todos uns bandos de sardinhas e somente quando aprendermos a nadar por rotas próprias teremos alguma chance de sobreviver.

Os que nadam em cardumes não passam de estatística e se estão vivos, não deve-se a mérito, mas simplemente a chance, pois escaparam das bocadas dos predadores. Não podemos esquecer de que chegará o dia do caçador e nesse dia, tchau!

Desde o princípio do blog, meu objetivo é incentivar o pensamento crítico, afinal minha natureza é nunca aceitar as coisas só pro que foram ditas assim.

Preciso passar tudo pelo meu crivo pessoal e formar opinião própria, caso contrário não consigo acreditar e só faço aquilo que eu acredito.

Essa escolha não torna as coisas mais fáceis ou mesmo agradáveis, mas é o caminho que gosto de seguir e com o qual me sinto confortável apesar do alto preço pago.

Por enquanto não sei como vai ficar a freqüência das postagens, mas no fringir dos ovos, ainda estou enxergando a mesma foto.

Para mim, falta ainda uma pernada de baixa. Não deve demorar, afinal estão todos já com o sentimento de "já ganhou" o que costuma ser um dos sinais do fim.

[]'s

DrFox

48 comentários:

Nelson Costa disse...

Dr Fox, com suas palavras me lembrei da escola dos "FISIOCRÁTAS"
"Quadro econômico" de François Quesnay.
Bem antes dessas escolas económicas de hoje, lá do século XVII...
Já se falava das ondas primárias, secundárias e terciárias, claro de uma forma diferente mais já se falava.

Poucos sabem disso!

Em relação aos filhos:

Gostar do que faz ou fez, apesar do trabalho que dá, é uma satisfação pessoal não acha?

Braço grande.

Nelson Costa.
Ps; e vamos aos ruídos! Só calor!!!

Rê disse...

Eu ainda estou perdendo mas estou recuperando mais rápido do que imaginei.

Não vendi nada quando atingimos o fundo do poço, pelo contrario, comprei.

Acho que vc faz bem em se dedicar à sua filha. Meu pai, executivo ocupadíssimo, raramente achava um tempinho para sua única filha.
Me deixou muito dinheiro mas deixou também uma lacuna enorme.
Hoje tento ter tempo para meus filhos e meu marido. São minhas minhas prioridades absolutas.
Abs

Anônimo disse...

É garoto

bem intecionado mas

se deu mal na bolsa, se juntou aos 95% dos perdedores

melhor se dedicar a vida do lar

Mercado financeiro é isso ai
cada vez mais sardinhas unidas

Fernando

davi disse...

é uma pena, pois de blog cheio de oba-oba a internet está lotada...

mas vc está certo, sua cria só terá 1 mes
2 meses
3 meses
1 ano de idade (e assim por diante) uma vez, a bolsa tem altas e baixas "todo segundo"...

q tenha muita saude!

Anônimo disse...

Pô cara, vc tá sumido heim. Sentimos sua falta, mas agora bem justificada. Abçs e felicidades aí com a prole. Viana Filho

DrFox disse...

Meus agradecimentos ao Viana, Davi, Nelson e Re.

Re, talvez porque a prioridade de seu pai fosse nunca deixar lhe faltar nada, difícil dizer. Eram outros tempos. Obrigado por compartilhar.

[]'s

DrFox disse...

Olá Fernando,

Sempre que vejo comentários como o seu fico me perguntando: Qual será o problema desse cara? Será alguma frustração?

Pessoas que nada acrescentam, fazem isso mesmo: NÃO ACRESCENTAM.

Espero que a leitura do blog ao menos lhe seja divertida. Se for, já lhe acrescentei algo.

[]'s

Anônimo disse...

sorte de quem nao foi na sua e eu sou um deles

quem foi na sua só resta esperar e chorar na cama que é lugar quente, mas pode demorar meses ou anos para outra queda....

quanta irresponsabilidade em escrever tantas bobagens

Humberto dos Santos

DrFox disse...

Caro Humberto,

Veja que o acesso ao conteúdo do blog é uma decisão pessoal e livre. Ah, e grátis! hehehe

A constituição me imbui do direito de falar as abobrinhas que minha mente permitir imaginar.

O senso crítico dos leitores, na minha opinião é suficiente para separar o joio do trigo.

[]'s

Anônimo disse...

Duas coisas:

A moça que fala mal do pai que se matou de trabalhar e deixou muito dinheiro para ela e ela esta torrando na bolsa de valores.
Que ela reveja seus conceitos sobre a vida.

Ao Fox
Que conteudo voce coloca, martelando que ira cair enquanto só sobe?Não seria mehlor colocar o tal conteudo explicando como hoje chegou a maxima com volume de mais de 7Bi?

Fernando
Ja sei a resposta: Nao colocarei seu comentario por blalalbal

Anônimo disse...

Nelson Costa

Como ficou sua teoria que iria cair nos 58K????
Graficos apenas espelham as jogadas ja feitas, não dão condição de acertar nada no futuro...

Quem garante que nao vai em uma reta só acima de 74K?

Qtos ja começaram a perder apostando na queda indo pelo grafico??Fibo ...etc....

Sorte de pricipiante existe...


Rafinha

100%aluguéis disse...

Tenho visto que muitos aqui buscam a certeza de alta no curto e medio prazo para terem coragem de comprar ações. Acho isso tudo uma piada. Que tal criar um blog de analise tecnica da CADERNETA DE POUPANÇA...

DrFox disse...

Caro Fernando,

Quando a pessoa não possui um mínimo de educação, corre o perigo de errar a mão.

Se não gosta do conteúdo, faça o óbvio.

Já ouviu o ditado: "Quem desdenha quer comprar!"

Talvez seu desejo não realizado seja ter a capacidade de escrever um blog. Se for isso, corra atrás e boa sorte.

[]'s

DrFox disse...

Rafinha,

Está começando a entender, sorte de principiante existe, mas é apenas estatística, não mérito.

Na bolsa não existe verdade absoluta, cada pessoa possui ritmo e um horizonte únicos e se não respeitar isso, dificilmente será feliz na bolsa.

[]'s

DrFox disse...

Oi Lucio,

Concordo plenamente! Quando não há convicção própria, ocorre essa busca para justificar os atos.

Se depois der errado, a pessoa pode justificar pra ela mesma que "entrou na melhor hora, mas deu azar".

Vejo isso todos os dias nos emails que me escrevem e fico abismado como "deixar de ganhar" é encardo como algo muito pior do que "perder dinheiro".

Coisas da mente!

[]'s

Anônimo disse...

Dr. Fox,

Faz bem em cuidar da pequena!
E veja como quanta gente sente falta de teus pensamentos e opiniões, até os que precisam deles para ser mal educados e descordar.
Que público mais animado vc juntou.

E voltando ao bom, é uma maravilha a primera vacina, primera palavra, primeiro sorriso, primeiro suquinho, etc...é isso mesmo acompanhe tudo!

Isabel

Nelson Costa disse...

Ai, ai, ai, viu!!! Dr Fox...

Entre sardinhas e tubarões, repito, não acredito nestes termo.

Dos 95%, 5% ganham.
Dos 5%, 95% perdem.

Seja na alta ou na baixa.

Sempre assim!.

Rafinha, você leu o blog todo?
Rafinha, eu não disse 58K, eu disse 59K.
Rafinha, o que disse foi uma previsão entre 44K á 59K, veja aí no blog passados.

Chegou rafa? Então blz.(pode me elogiar) rsrsrsr

Depois disso, disse que haveria ruídos assim ó:

Quem compra desce, e quem vende sobe, sabe porque Rafinha?

Quem compra em 0% vende em 23,6%.

Quem compra em 23,6%, vende em 38,2%.

Quem compra em 38,2%, vende em 61,8%. (meu caso).

Quem compra em 61,8%, vende em 100%. (talves seja o seu caso e o meu, pois se estou dentro, sei a hora de sair, este é o motivo do semanal) rsrsrs.

Ah, isso numa tendência de alta viu Rafinha! rsrsrs.

Dos 38,2% aos 61,8%, são os compradores dos 44K à 59K.(eu estava e estou dentro e você?)

Mais a vida é assim mesmo né Dr Fox!

"estou mais para criticar o pequeno erro, do que elogiar o grande feito!"

Rafinha, quer saber quando vai cair?
Hum.....vou dizer não, só quem faz parte do meu processo, e você não faz.
Mas tem um consolo, é só pegar aí meus posts.

Obs: Rafa, isto que disse aí em cima, são movimentos corretivos e retrativos da baixa ok (maio a outubro de 2008) em termos de FIBO, bom e glorioso! Depois disso, tem ainda o FIBO INVERTIDO é muito parecido com o FIBO DE GANN, já ouviu falar Rafinha?

BAD NEWS ARE GOOD NEWS!
GOOD NEWS ARE BAD NEWS!

Grande abraço a todos!

Vou "passar sár na pá" (vou embora para parsagada!) Lá eu sou amigo do Rei.....

Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Dr. Fox, nas minhas estatisticas, estou com sorte de pricipiante, logo, estou com méritos!
Você não acha?
Nelson Costa

Anônimo disse...

Claro que não existe 100% de certeza (nem próximo disso) sobre o que vai acontecer quando se fala sobre renda varíavel, senão, pode ter certeza, tudo mundo ficava rico. Mas é engraçado, quando veio o grau de investimento e foi toda aquela euforia eu vi ações chegando a preços exorbitantes. Por exemplo, me lembro na época de csna3 a R$90 e me lembro que o preço-alvo da maioria das corretoras apontavam para R$85 e achei aquilo muito estranho porque geralmente o preço-alvo ficava em níveis surreais, até aquele momento nunca tinha visto uma ação chegar e ultrapassar o seu preço-alvo. Tive um sentimento de que aquilo estava cheirando armadilha, mesmo ouvindo todo mundo dizer, é agora que decola o IBOV bate 80K, 90K ouvi gente falando em 100K. Acho que todo mundo sabe do que estou falando, afinal todo mundo ouvia esses cometários. Fiquei na tentação de comprar do dia do grau de investimento até o final do mês de maio de 2008, mas alguma coisa me dizia que aquilo estava fora da realidade. Não me arrependo pois não comprei e não perdi dinheiro com toda essa queda na crise (acredite se quiser), realizava apenas DT com lucros pequenos, nunca ficando comprado por mais de um dia, isso garantiu minha sobrevivência ;) Outro dia vi o Morgan Stanley por o preço-alvo da GGBR4 a R$23,00, hoje ela já passou dos R$24, não sei não, mas estou com a mesma sensação que tive antes. Pode até subir mais, mas acho que o ganho já não está compensando o risco. Como já disse antes, é claro que posso estar errado sobre tudo isso, mas achei interessante compartilhar essa sensação.

Ralph

Ronald disse...

Fala Dr Fox!

De volta às postagens, legal!

Bem, se você está temporariamente fora do mercado, aproveite para se preparar para desvendar algo muito mais complexo, o universo feminino infantil! Apesar de cedo para pensar nisso, passa rápido demais. Quando se vê já passaram 10 anos! Aproveite!

No mais, quanto aos investimentos, cada um com seu apetite ao risco. Minha percepção diz que enquanto o dólar estiver se desvalorizando no mundo (pela abundância), as commodities vão permanecer sendo utilizadas como meio de compensação. Como o FED ainda não concluiu seu trabalho de resgate do SF americano, ainda teremos muitos dólares no mercado!

Outro aspecto significante é a taxa de juros zero nos EUA. Como não há muita necessidade de investimentos em produção (pela grande capacidade ociosa e fraco consumo pelo desemprego/endividamento), onde aplicar um dinheiro captado a juro zero? Resposta: Commodities e Ações.
Acho que é isso que está puxando os mercados (além da diminuição do medo).

Mas acredito que as autoridades americanas não vão deixar a festa correr solta por muito tempo. Então, para mim, o fim da festa será quando o FED começar a mexer nos juros e a enxugar o mercado (dólares).

Boa noite,
Ronald

Nelson Costa disse...

Ralph, acho que já vi este filme também.. rsrrs
GGBR4, hummmmm..... sei não viu Ralph, preço e numero de fibo...

Eu gosto de fibo!

Comentei aqui sobre Alan Greenspan?, sei lá....(ex-presidente do FED)ele voltou a dar pitaco.
Quando ele fala, o mundo treme, sera porquê heim?

Foi ele quem montou este circo todo.(quer dizer, foi uns dos principais personagem) 19 anos na frente do FED, leu os melhores livros de economia (tinha uma bibioteca a seu favor), Ele levava a marmita em sua bolsa, e todos achavam que já vinha algum plano... rsrsr

Aí, a ONDA K estava para chegar, ele pulou fora! rsrsr.

Tipo assim, vou sair por cima! em 2006.
A partir daí.. o mercado ficou doidinho.. não sabia se subia ou se descia.. é aí entra o Ralph com seu comentário, tá certinho Ralph.

Se quer vender, venda quando esta subindo, você vai encontrar comprador.

SIMPLES ASSIM!

Nelson Costa
ps: Dr Fox, quando você escreve, cria um alvoroço danado heim!!
Vamos ver como fica amanhã.

DrFox disse...

Ralph, Nelson e Ronaldo,

Obrigado pela participação inteligente e pela troca de idéias.

Concordo com a questão da liquidez do dolar, apenas um ajuste.

O dinheiro vai mesmo para ações, mas não lá e sim nos países em desenvolvimento.

Já tem um tempo que eu disse que o dinheiro dos programas de recuperação estava inflacionando a alta nas bolsas no Brasil, China, etc.

Vejamos o que vai acontecer quando esses recursos forem repatriados.

A economia real ainda não está em seu melhor condicionamento.

Essa é a razão de eu acreditar que ainda falta uma pernada de baixa.

Tem mais lixo tóxico para expurgar e estão lentamente passando a conta para terceiros.

[]'s

Nelson Costa disse...

Dessa forma Dr Fox, fico com a Isabel quando comenta sobre o "OURO".
eles vão buscar os papeis (dolares de volta).

O problema vai ser o preço da "ONÇA".

Leiam esta história:

Como funciona a economia

Maio de 2009, na pequena cidade mineira, população sem perspectivas de oferta de emprego, comércio, indústria e serviços com dificuldades.

Por sorte chega um gringo rico e entra num pequeno hotel, saca uma nota de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.

Enquanto o gringo vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de R$ 100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro. Este, pega a nota e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo. O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário liquidar sua dívida. O veterinário, com a nota em mãos, vai até a zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise essa classe também trabalha a crédito). A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, as vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações, e paga a conta.

Neste momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede a nota de volta, agradece mas diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade. Ninguém ganhou nenhum vintém, porém agora toda a cidade vive sem dívidas e começa a ver o futuro com confiança!

Nelson Costa.

Nelson Costa disse...

Puts. esqueci Dr Fox, esta economia, é uma economia tercerizada!
A Última de um processo do quadro economico.
Braço.

Anônimo disse...

Nelson,

Adorei a historia.

Isabel

Ex-aluno disse...

Amigão o provavel de tudo tudo que mt cai um dia sobe todo resultado ruim começa a vir menos ruim, as bolsas sobem com dinheiro de gringo deitam e rolam, Brasil o lula acertou fui marolinha e agora mais fortalecido que nunca vai subir e muito mais mesmo isso é lógico espero dj nos 10300 oco-i e nos junto rumo aos 73k depois é outra historia correçao ate 55k no maximo 29k nunca mais, boa sorte aproveite, vc teimou mt e naum viu os preços baratos de mais n viu o fundo do poço eu fui na tua perdi o bonde, ae depois vc sumiu abandonou a gente, vc deveria n ter sido tão afirmativo e com muito dono da verdade, que isso sirva para vc melhorar e aceitar as coisas como são, vc aprendeu e vai aprender mais ainda, mais não seja só professor seja aluno! Grande abraço felicidades para vc e sua familia.

DrFox disse...

Caro Ex-aluno,

Não entendi seu nome e quase deixei de publicar por ser um post anonimo, mas dada a educação na sua exposição achei interessante lhe responder.

Vamos começar com seu nome. Não sei quem foi seu professor, pois eu nunca dei cursos nem nunca quis ensinar ninguém, mas veja que não existem professores quando o assunto é bolsa. Somos todos aprendizes.

O objetivo do blog está explicado no próprio cabeçalho (aquela faixa azul, no topo da página), recomendo uma leitura daquelas poucas palavras.

Eu teimei, ainda teimo em achar tudo aquilo que eu quiser achar, essa é a beleza do que chamo de "livre arbítrio".

Então da mesma forma que eu exercito o meu, você parece ter exercitado o seu,. No seu caso, fez isso ao deixar de tirar suas próprias conclusões sobre o mercado para simplesmente seguir o que qualquer um sai publicando em blogs ou pior cobrando em cursos por ai..

Ainda no seu caso e se entendi direito, esse seu "por ai" calhou de seu o meu blog.

Alguns podem achar que isso acontece por preguiça de pensar, mas eu acho que isso acontece por medo. Movido pelo medo de não conseguir, as pessoas pensam que basta fazer aquilo que os outros falam por ai.

As pessoas tem medo de "bancar" suas próprias idéias e ai aceitam abrir mão de seu poder de decisão delegando-o a terceiros.

Dessa forma se algo der errado é mais fácil transferir o sentimento de culpa, dessa incapacidade.

O único problema no seu caso é que eu nunca te pedi pra seguir meus conselhos.

Aliás, se realmente acompanha o blog, já deveria ter aprendido que sou o primeiro a alertar para que não façam isso.

No fundo, sou solidário a você, como "ex-aluno" de alguém imagino que ainda tenha pago para que dissessem o que você deveria fazer com o seu dinheiro.

Meu conselho para você, e esse vai de graça mesmo, é que não deixe de estudar e tentar aprender. Desejo firmemente que tenha aprendido a lição de que ninguém melhor do que você para gerir seu capital.

Se no final, chegar a conclusão que não sabe o que fazer com ele, gaste com coisas que lhe dão prazer na vida, pois se é pra perder, que seja com alegria.

[]'s

Nelson Costa disse...

Dr Fox, vendo seu comentário com do "ex-aluno".
Você lembra quando disse que certa vez perguntei para um corretor o que estava ocorrendo com o mercado? Ele me disse:

"Não sei Sr Nelson, o mercado esta estranho"

Bom, os corretores são assim mesmo, ganham nos dois lados.
Como disse também, tem lá suas exceções né Dr Fox? Que fique claro isto, não quero bronca pro meu lado não. rsrs.

Saiu um fundamento que diz mais ou menos assim:

"Se os analistas de hoje estão dizendo que estamos na pós-crise, estes mesmos analistas não são áqueles que não previram a crise?"

Então pergunto:

Tem fundamento um trem desses?

Me engana que eu gosto vai! rsrsrsrs

Realmente Dr Fox, "somos" preguiçosos na informação que a leitura nos dá, e dela não conseguimos fazer uma formação a nosso favor.

Uma DICA:
O que é "GAP"?
Acredite, é apenas um mercado que dorme, nada mais do que isso.
Agora mais ainda com a economia globalizada.

Considere apenas um candle cheio neste espaço. (seja em movimento de alta, candle branco, vazado, verde etc, Seja em movimento de baixa, candle escuro, vermelho, preenchido etc.).

GAP REAL = Quando você consegue ver o espaço entre um movimento ao outro.

GAP FALSO = O movimento atual abre com espaço em relação ao movimento anterior, vem, corrige o espaço vazio e no seu fechamento você não consegue ver este espaço vazio.

O resto, Gap de exaustão, gap de fuga, gap de ilha de reversão, gap de continuidade e por aí vai, é balela para vender mercado!

Tem até diamante, OCOi, retângulo, triangulo, canal e etc neste mercado rsrsrs.

É muito doído viu!!!

DOW e ELLIOTT, eram capitalistas e não socialistas, portanto, na hora que você entrava, eles saiam e vice-versa.

Tudo visto e analisado pelo retrovisor, isto visto pelo retrovisor é muito lindo!

Eu já vi esta história e como vi, lá em 2007, quando "eles" os analistas diziam que o mercado tinha tendência de chegar aos 80 mil pontos.....
Mais ele o mercado já tinha dado sinal de cansaço antes, bem antes, lá pelos 61.800 pontos antes de chegar com a alta vertiginosa até 73.920. (vixe!).

Quem tem olhos, que vejam, quem tem ouvidos que ouvem, quem quiser falar que falem.....

SIMPLES ASSIM!

TEM É QUE SER PROSSUMIDOR!, fazer você mesmo!

Né não Dr Fox?

Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Pra quem gosta de fundamentos:

Crise em Honduras, a bolsa cai.
Com a crise em Honduras o Indice bovespa (bovespa) teve um bloqueio de de sua alta... e por aí vai...

Tem fundamento um trem destes?

Ops; esta noticia não saiu ainda viu gente!

Só para descontrair um pouco ok.rsrsrsrs.

Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Vixe Dr fox:
Noticia quentinha sobre os analistas, esta lá no último segundo:

"SÃO PAULO - A UBS Wealth Management dos EUA, unidade do banco suíço UBS, poderá demitir cerca de 200 funcionários, a partir do fim deste mês. Os cortes, segundo pessoas próximas à situação, ocorreriam no segmento de consultoria financeira e atingiriam principalmente os funcionários novos e juniores.

Se confirmadas pela empresa, as demissões representarão a segunda redução no quadro deste segmento nos últimos seis meses. Em abril, o UBS já havia demitido 500 consultores, que não apresentaram um piso de rendimento anual."

"Não sei não viu Dr Fox, o mercado esta estranho".... hehehehe

Será que hoje sai a noticia sobre Honduras? rsrsr

Tantas embaixadas lá, o cara acha justamente de posar com um avião do Hugo Chaves e dormir na embaixada do Brasil, pode?

Será que ele não sabia que iria mexer com a economia Brasileira?
Tava tão bom sô!

Gente, esta é a lógica paraconscistente.

Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Outra Dr Fox: 9:40 horas 23.09.2009

Teoria do CAOS e seus paradigmas, tem fundamento?

Zelaya, fala ao telefone!
Bancários em greve!
IBOVESPA em numeros de FIBO! 61.8K

Eu nem sabia o que era paradigma e os "educadores" pedindo para quebrar paradigmas, pode?

O que é quebrar paradigmas então?

"FAZER A MESMA COISA DE FORMA DIFERENTE ONDE O ESPAÇO DE TEMPO É A SEU FAVOR"

Quebrar regras é um paradigma então?

Sei não, sei não!

Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Dr Fox, olhando no meus "anais" rsrsrs
Encontrei isto:

Tenha a informação e faça dela uma formação.

FAÇA O CALCULO!

O rei e o sábio

Tinha um rei, estava angustiado com o que fazia, então ofereceu um prêmio para quem inventasse alguma coisa para que ele saísse daquele tédio.

Tinha um sábio, este inventou o tabuleiro de xadrez.

O rei ficou tão maravilhado com o jogo e disse para o sábio:

Peça o que quiseres e eu lhe darei.

O sábio por sua vez disse:

Meu rei, só em ver vossa alteza feliz, fico feliz logo, o que vossa alteza me der ficarei agradecido;

E o rei disse mais uma vez:

Peça o que quiseres e lhe darei eu sou o rei!

Então o sábio disse:

Algumas moedas de OURO em cada casa do tabuleiro já ficarei satisfeito.
Da seguinte forma:

Primeira casa 1 moeda.

Segunda casa 2 moedas.

Terceira casa 4 moedas.

E o rei disse:

Já sei, já sei, a quarta casa 8 moedas e a quinta 16 não é isto?

O sábio disse:

Isto mesmo minha majestade.

Então o rei deu uma "olhada" para o tabuleiro, contou 64 casas, chamou seu tesoureiro e deu a ordem.

Faça cumprir o pedido do sábio.

Pergunto:

Qual foi a quantidade de moedas que o sábio recebeu?

O que aconteceu com o Rei?

Texto retirado do livro "o homem que calculava" com minha adaptação.

Bom final de semana a todos!

Nelson Costa

Anônimo disse...

nenuma nova reflexao?

"Sem novidades continua subindo"

Humberto dos Santos

ex-aluno disse...

Fox antes da grande queda vc n nos alertou lembro que vc postava analises no infomoney, logo pensei esse cara é o cara, aprendi com tudo isso e vc também, não sou aluno de ninguem agora sou aluno de mim mesmo, aprendi graças a deus perdendo mais eu vou ganhar muito, ninguem mandou eu postar nada aqui ninguem manda em mim meu caro, vc postava diariamente agora so a cada mes foco na bolsa fox n perca o foco e olho vivo vai da entrada ja ja no c/p, abraço pra ti

Anônimo disse...

bem faz voce de sumir
como pode ser tao chucro????????????????errar tanto e querer ainda inventar um monte de blela pra justificar

Romeu

Nelson Costa disse...

Cruz crédo Dr Fox!

Me desculpe em dizer isto, mas lembrei de barrabás.

Soltem barrabás!

Depois..... bem depois.....Culpamos judas!

Uai... mais judas não era um discipulo!?

Vou lavar minhas mãos!

Volto a dizer:

Ter a informação é uma coisa, fazer a formação desta é outra.

SIMPLES ASSIM!

Nelson Costa

Unknown disse...

Me divirto muito por aquí, o pessoal adora te pertubar. Não é Fox?

Mas somos grandinho, para perceber que nem tudo é tão sério assim...

Não existe o certo ou o errado, tudo isso são apenas juízo de valores, tudo é uma questão do mundo relativo...

Alberto Luiz

DrFox disse...

Olá Alberto e Nelson,

Só agora vi que escapou um, mas já deletei. É uma rotina diária, mas as coisas são assim mesmo, existem pessoas que não sabem lidar com suas frustrações e precisam tentar atingir outros pra se justificar.

Eu nem ligo, deleto sem ler.

[]'s

DrFox disse...

Caro "Ex-Aluno",

É o último post sem nome que público. Na próxima coloque seu nome por favor.

Só parei de postar no Infomoney por não ter registro na CVM, afinal não sou analista e sim usuário.

Havia uma restrição legal para veículos de informação como o Infomoney e eles optaram por não correr o risco no que eu concordo plenamente.

De qualquer forma, o blog ainda está listado na seção de blogs.

Se você aprendeu algo com a troca de experiências já está ótimo, eu busco apenas isso, aprender mais a cada dia.

Infelizmente na bolsa, seu resultado não é razão direta de estudo ou esforço, mas sim da compreensão do mecanismo de funcionamento dos mercados e das estratégias adotadas.

Há espaço para todos, mas não podemos nos enganar, a estatística não favorece os pequenos investidores, principalmente aqueles que querem ganhar muito e rápido.

A verdade é que muitos chegam na bolsa cheio de coragem e convicções. Passado algum tempo 95% dessas pessoas estão quebradas. É esse o jogo.

Podemos fingir que isso só acontece com os outros, mas você mesmo admite que já está nessa situação e mesmo assim insiste.

Não estou lhe culpando. Esse é o comportamento de quase todos, afinal "o mercado TEM que DEVOLVER o que É MEU", certo?

Doce ilusão! :)

A freqüência das postagens está rarefeita mesmo, mas por razões que já expliquei sem entrar em detalhes. Minha vida hoje tem uma prioridade primeira, minha filha e no momento preciso cuidar disso.

Quando tiver cabeça para falar sobre bolsa, pode ter certeza que o farei diariamente como sempre fiz.

[]'s

Nelson Costa disse...

Meu semanal esta aberto Dr Fox.
Meu semanal esta aberto....!!!

Realmente é muito interessante sua colocação quando diz:

"a impressão de estar perdendo quando se esta de fora"

Seria isto, um "princípio da incerteza"?

Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Dr Fox, mas essa agora da olimpiada 2016.

O que você acha?

Será que o setor primário deixará de existir?

Será que o mercado em termos de construção civil, estará voltado apenas para residências e hotelaria?

O presidente do Banco Central disse que a economia esquentou com a produção de veículos leves (é, ele esta certo) e os veiculos pesados? Caminhôes, tratores e grandes máquinas (uma usina hidroelétrica por exemplo)?

Xiiiiii, sei não viu, sei não.

Você concorda que o setor secundário esteja aquecido apenas para o médio prazo ou não? (linha branca, veiculos leves....)

Braço.
Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Ah, me desculpe, é só uma questão da FISIOCRÁCIA ok (escola dos fisiocrátas).

Nelson Costa

Nelson Costa disse...

Dr Fox,
Saudações fibonatianas!

Karl Friedrich Gauss, disse:

“Não irei dedicar muitos de meus esforços para escrever algo publicável sobre esse assunto (fundamentos da geometria), pois tenho horror aos gritos histéricos que ouviríamos dos beócios se eu tornasse claro meus pensamentos sobre o assunto.”

Abraços a todos e até breve!

Nelson Costa

Anônimo disse...

ta chegando a hora do grande cataclisma

preparem-se e apertem os cintos
A correçõ será algo nunca visto, a bolsa ficará fechada e nem isso resolverá

Rafael vidente astrologo

Anônimo disse...

Enfim dias de quedas.....

Humberto Santos

FATOS RELEVANTES disse...

Oi Fox,

Apareça quando puder.

Parabéns pela família.

Atentamente,

http://fatosrelevantesbolsa.blogspot.com/

Anônimo disse...

fox não some não, abçs claudia

Sulfilm Películas de Controle Solar disse...

Dias de quedas esta proximo segundo meus calculos heheheh, mais vai subir de novo essa semana antes disso e forte hehehe