Bom dia pessoal,
Quem acompanhou o pregão de ontem e em especial o índice Dow Jones, pode perceber claramente o nervosismo do mercado e os efeitos do trade automático.
Ordens eram executadas tão rapidamente que num instante o indice estava negativo e no minuto seguinte estava positivo, no final fechou positivo 1,14%. Esse balé (positivo/negativo) ocorreu 43 vezes.
Qual a leitura desse vai-e-vem?
Uma forte queda-de-braço, que quando analisada pelo gráfico de 2 minutos, mostra que durante todo o dia, os touros tomaram a dianteira.
Cansados, os ursos desistiram no final do pregão, permitindo a subida vertiginosa de mais de 200 pontos na última meia-hora.
O volume (não visivel nesse gráfico) acompanhou o movimento.
A leitura do gráfico diário, mostra um possível fundo quadrúplo, dando força a idéia de que estejamos num ponto de reversão.
Claro que ainda há um longo caminho para eventualmente retomar a alta, mas as condições para que isso ocorra são evidentes.
Há algumas barreiras pela frente, estando a primeira na faixa dos 13.550 pontos, onde provavelmente encontrará a resistência da mm50.
Passando esse patamar, nova pedreira situa-se na faixa dos 13.700, região que durante a queda, até esboçou um possível suporte, deve agora atuar como forte resistência.
Feitas todas as considerações, continuo achando que essa queda foi motivada única e exclusivamente por uma necessidade emergencial de caixa para atender chamadas de margem, relacionadas aos créditos imobiliários Americanos, como discutido aqui dois dias atrás.
Continuo otimista com a retomada do movimento de alta e pra quem se interessar, segue ao lado o gráfico do Dow Jones com o volume, cortesia do Stockcharts.
[]'s
DrFox
02 agosto 2007
DJIA - Fundo quadrúplo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário