Boa noite pessoal,
Parece incrível não?
Quando muita gente já dava a situação por controlada e a alta como garantida, o Dow Jones apresenta novamente um cenário de incerteza.
No médio e longo prazo, a situação está longe de uma definição clara quanto a alteração da tendência de baixa que vem prevalecendo nos últimos meses.
O IBOV, apesar da aparente situação confortável não demorará a refletir essa mesma realidade.
Antecipar movimentos nesse cenário, ou agir com uma visão de curto prazo, eleva demasiadamente o risco que o investidor corre e da mesma forma que em uma semana ele pode acertar e faturar um retorno de dois dígitos, o inverso é também verdadeiro.
O fato é que estatisticamente falando, as chances de perder todo o ganho de curto prazo é sempre maior do que as chances de manter o lucro.
Então para evitar sucumbir a esse risco, o melhor que um investidor inteligente tem a fazer, é aguardar o movimento completo.
Livermore sempre frisou que foi o não fazer nada, na maiorias das situações, é que gerou sua fortuna.
Gosto desse conceito.
[]'s
DrFox
13 janeiro 2009
Ameaçando o suporte...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Bom dia DrFox,
Nao entendi sua afirmacao de que "estatisticamente falando, as chances de perder TODO o ganho de curto prazo é sempre maior do que as chances de manter o lucro". Normalmente usa-se Martingale para modelar estatísticamente precos de acoes, o que implica que a melhor estimativa para o preco de amanha é o preco de hoje, portanto o retorno previsto seria zero. Baseado nessa teoria, a chance de manter o lucro ou perder PARTE dele seria a mesma. Portanto, a chance de se perder TODO o lucro seria bem menor do que a chance de se manter o lucro ou aumentá-lo. É claro que existem várias críticas a essa teoria, mas para sua afirmacao se manter seria necessário evidência de que os retornos médios sao negativos, ou pelo menos, de que a distribuicao empírica dos retornos seja bem assimétrica com a moda no lado negativo, certo? Uma vez que se os retornos médios sao zero ou positivos, a chance de se manter o lucro e/ou aumentá-los é maior do que a de perder parte dele (e muito maior do que a de perder TODO o lucro).
Abr.
Guilherme
Bom dia Guilherme,
Obrigado pela participação e pela exposição sobre estatística e método quantitativo.
Na verdade, eu me referia a estatística dos investidores mesmo e não a um quantitativo, afinal um bom sistema, em geral, está fora do alcance do investidor médio.
Minha observação era no sentido de que o investidor pessoa física, ao tentar aproveitar cada movimento do mercado acaba por fazer mais trades do que deveria e assim acaba por assumir um grau de risco maior do que imagina.
Na minha ótica, para vencer o mercado devemos gerir o risco e o capital e não os trades, pois essa é a parte onde a teoria falha.
Recentemente tivemos dois movimentos de alta da ordem de 40 e 30% que infelizmente atraem os desavisados ou os torna descuidado ao acreditar que o pior já passou.
A estatística nesse caso é que 95% dos investidores PF, perdem todo seu capital em 2 anos na média.
Esse resultado é devido ao excesso de trades realizados no meio dos movimentos de tendência (alta/baixa).
O mercado expurga aqueles que querem lhe espremer todo o sumo.
No mais, continue participando e mais uma vez obrigado por participar.
[]'s
Postar um comentário