21 novembro 2008

Novos horizontes...

Bom dia pessoal,

Como diria Maxwell Smart: "O velho truque do feriado". O incrível é que toda vez que rola pregão lá fora e feriado aqui dentro a sardinhada acaba pagando a conta.

Mas vamos ao que interessa, o Dow Jones cedeu terreno importante e com volume significativo, o que nos deixa novamente em território desconhecido.

Penso que virá testar a região dos 7.200, mas com a volatilidade voltando a dar as cartas, tudo é possível, até uma breve reação de recuperação.

Por aqui temos um atraso para recuperar, então não estou falando nenhuma novidade de que o IBOV fará o teste do fundo.

Claro que dizer isso hoje é fácil, mas quem acompanha o blog sabe que eu disse isso no dia 14 quando fiz o post "Muito cedo para festejar".

Me lembro que comentei também sobre a alta de quase 40% ("Teremos um topo mais alto?") que aconteceu no IBOV e de quão poucos investidores pequenos realmente puderam aproveitar essa onda positiva.

Teve visitante por aqui que torceu o nariz, dizendo que eu estava louco ao desdenhar de uma alta de 40%.

Infelizmente e tenho certeza de que isso aconteceu, muita gente caiu no canto da sereia de que o pior já havia passado e acabaram comprando antes da hora e agora assistem suas posições ainda mais deterioradas.

O importante é entender que o momento atual é muito complexo e que bancar o "esperto" num cenário como esse irá custar caro.

Bom, agora é aguardar o fechamento da semana e as primeiras reações a quebra do suporte no Dow Jones, para então preparar um cenário.

[]'s

DrFox

2 comentários:

Unknown disse...

É verdade Dr. Fox, assisti a essa zoação toda mas o tempo passa e a realidade se apresenta nua e crua mais uma vez. Vivemos um momento singular da história e a expectativa é que veremos o mundo todo passando por muita coisa ruim ainda. É o preço que pagaremos pela ganância de alguns.
Como pequeno especulador, me dei mal (nem tanto agora) na primeira experiência na bolsa de valores; cheguei tarde para a festa, comecei a especular em agosto do ano passado e parei em junho deste ano, depois de ter tomado muita porrada nas operações com a utilização da AT.
Não desacreditei que a AT funcione p/ obter sucesso nas operações da bolsa, mas vejo agora de fora do mercado, que a AT é muito boa para um mercado mais racional, sem muitos solavancos, um mercado com altas e baixas mais consistentes.
Quem sabe daqui uns três anos eu volte a especular/investir, dependendo de como as coisas estarão. De momento só assito.
Mas porquê estou escrevendo este depoimento Dr. Fox? Por que suas análises são diferentes do restante de blogueiros e analistas; são até impopulares como verificado na zoação que ocorreu na última alta, mas normalmente precisas como prevista e ocorre neste momento.
Parabéns!

Anônimo disse...

O precipicio que se chegou,que foi aberto traz projeçoes sombrias para a bolsa de valores, mas chuto que irão segurar um pouco e agrupar mais sardinhas, logo podemos ter altas daquelas sem motivo...(correção tecnica como gostam de dizer)

Esta é a maior prova que acompanhar mercado diariamente faz muito mal ao investidor, tira a lucidez e se é dragado pelo mercado
sempre disse que esse jogo a maioria perde e perde substancialmente,
Para se ter ganho, quase somente com pura sorte ou acaso pode se ter ganho, ou com extrema tecnica e disciplina...
Operar na ponta vendida contraria a logica e ano é tao acessivel ao pequeno e quando se percebe que ira cair mesmo costuma ja ser tarde

A gordura acumulado pelos players que vem ganhando na queda possibilita apostas maiores na queda

É confirmado que no longo prazo bolsa qdo muito empata com renda fixa, claro que se algum mortal conseguir acertar o fundo pode ganhar bastante, mas não é facil

Bolsa Verdades