Boa noite pessoal,
Mais um pregão de tirar o fôlego e matar pegador de facas. hehehe
Algumas notícias chamam minha atenção pela peculiaridade.
Ontem li em algum lugar que o Japão havia retomado sua politica de juro zero. É isso mesmo, zero, você empresta dinheiro do BC, usa por um tempo e depois devolve a mesma quantia, sem um centavo de juros.
Claro, tem uma taxinha operacional, mas é muito pequena. :)
Bom, a primeira coisa que me ocorreu é que esse movimento poderia num curto prazo elevar a liquidez dos sistema, oferencendo uma possível saída para o mercado Americano que a cada dia mostra maior apetite por recursos baratos que possam servir de lastro para os monstruosos "write downs".
Bom, só que para minha surpresa, o governo Americano também está com sua taxa de curto prazo muito próxima a zero, em exatos 0,02%, o que fatalmente impede alguma chance de operações de carry trade.
Para piorar o quadro, hoje saiu uma notícia de que o sistema interbancário da matriz está em "halt", ou em outras palavras, nenhum banco quer emprestar dinheiro a outros bancos.
Basicamente isso acaba com a liquidez e eleva o nervosismo as alturas.
Ontem foi o Bear, depois AIG e amanhã deve ser a WaMu. O fato é que nós que olhamos de fora não temos ainda noção do tamanho do rombo, mas quem está dentro começa a a receber as primeiras estimativas.

Não deve ser sem razão que um banco não empresta mais pra ninguém, haja falta de confiança de que o tomador estará vivo amanhã sequer.
Enquanto isso, o ouro volta as paradas de sucesso, para felicidade dos Indianos que recentemente constituiram reserva significativa no metal.
[]'s
DrFox
Nenhum comentário:
Postar um comentário