Estamos em uma das maiores "pernadas de alta" da estória recente do índice futuro Bovespa. Primeiro um descolamento do Dow Jones enquanto por lá só subia e depois uma rápida recuperação.
E não é só aqui. No México a bolsa também bateu records e nos EUA o Dow Jones se firma acima de 12.000 pts.
Segundo o Ticker Sense, termômetro de sentimentos dos principais blogs financeiros dos EUA, o sentimento Bull (altista) toma conta e chega aos 45% contra 35% dos Bears (baixista) . Indicadores de sentimento sabidamente costumam marcar "máximas" em pontos de inflexão.
A volatilidade todavia não tem demonstrando que isso vai acontecer tão já. O termômetro da Risktech marca 20,56% para a volatilidade do Bovespa. A volatilidade anualizada histórica está em níveis bem baixos, e nem de longe lembra o período conturbado de maio, onde tivémos uma forte reversão.
Mas vamos subir em linha reta até quando?
Meu trade-system que comecei a trabalhar recentemente, seguidor de tendências, "comprou" o IBOV Futuro há 4000 pontos do ponto atual. Vendeu há 2 dias e foi stopado novamente com uma reversão para compra. Minha vó já dizia "quanto maior o galho, maior o tombo". Mas enquanto a tendência perdurar fica difícil jogar contra ela.
O óleo continua no seu suposto suporte de US$ 60. O "fear price" desapareceu da noite para o dia e foram quase US$ 20 dólares de queda desde o topo. Menor pressão, portanto, sobre os preços dos combustíveis e consequentemente sobre a inflação. As bolsas comemoram mas a OPEP promete aumentar ainda mais o corte, que estava previsto para1,2 milhões de barris dia. No fim vai ser tudo oferta / demanda e a economia dá sinais de lenta desaleração.
Blue Chips
Movimento "curioso" que vem acontecendo é a entrada de volumes altos nas blue chips, tanto na Bovespa como em Nova York. Alguns especulam que seria entrada de novos capitais, outros que seria uma medida de proteção visto que os índices se encontram próximos dos seus topos históricos ou acima deles. Vamos ver como fica essa configuração após a temporada de balanços.
Google reportou suas vendas ontem, o dobro do previsto. Hoje a Caterpillar decepcionou com seus números e o mercado até o momento está em leve correção.
Tendência = alta. Seguí-la ou ficar de fora. Ao seguí-la bastante atenção nos sinais de uma realização mais forte.
Bons investimentos!
Paulo Colacino
2 comentários:
Paulo,
parabéns pelo texto. Como sempre muito interessante e que nos faz pensar de modo diferente ao do cotidiano.
Abraço
Rodrigo.
Dr. Fox, grande negócio ter em seu blog, além de vc, o P. Colacino (e, quem sabe?, as demais pessoas do ant. MF...) A coisa que já era boa, promete... Um abraço a todos. luizantonio
Postar um comentário