Bom dia pessoal,
A idéia para esse post surgiu da leitura no site da Bloomberg de um artigo sobre a bolha de demanda dos T-bonds de 10 e 30 anos, mesmo em face a um forte declínio na taxa de retorno, o que tem provocado uma alta fenomenal no preço de negociação desses títulos.

Basicamente, uma montanha de dinheiro está buscando abrigo nesses títulos do governo Americano, por acreditar ser a melhor forma de preservar seu capital, mesmo que remunerado por taxas que vem se aproximando de zero.
Como sempre, minha mente curiosa me leva a pensar "outside the box" e me faz olhar para um futuro próximo.
Não me importo com o agora, pois o movimento atual é facilmente explicado pelo desespero instaurado no mercado.
Um dia a crise passa e um novo ciclo de crescimento será iniciado, isso pode ocorrer num período de meses ou mesmo um ou dois anos.
O fato é que em algum momento a economia voltará a crescer.
Quando isso ocorrer, essa montanha de dinheiro voltará a ter apetite por retorno gerando uma demanda contrária, a conseqüência será claramente uma derrubada nos preços e uma necessidade de oferta de taxas mais tentadoras por parte do governo.
Não sou nenhum especialista em renda fixa, mas tenho certeza de que tem gente graúda e experiente nesse mercado se preparando para colher uma boa safra.
Dois nomes vieram a mente, o primeiro logicamente é meu mentor virtual, o Buffett. O segundo, para surpresa de alguns, é um brasileiro recentemente imigrado de um banco suiço, especialista nesse mercado e com U$ 4 bilhões em caixa, com uma possibilidade de adicionar mais uma parcela de igual valor.
Quanto cada um deles irá colocar nessa engrenagem eu não tenho como estimar, mas duvido que deixarão passar em branco uma oportunidade como esta.
[]'s
DrFox
Do primeiro,